karinacancado@hotmail.comGrupo: Quinteto
Tema: Água: ciclos e estados físicos
Integrantes do Grupo:
Ana Thereza Castro da Silva - P00597
Daniela Gaspar Soares - P00548
MARCILENE LOPES LEAL SAMEIRO - P00634
Monica Botelho de Lima - P00598
Rosana Cristina da Silva Costa Silva - P00616


ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: 4º Ano

TEMA: Água - ciclos e estados físicos

CONTEÚDOS:

  • Origem da água e distribuição
  • Ciclo da água e seus estados
  • A Importância da Água (Consumo)


JUSTIFICATIVA:

A água foi o berço da vida na Terra e é fundamental para a sobrevivência de todas as espécies. Mas os recursos hídricos - tanto rios quanto oceanos - são mal aproveitados e estão entre os maiores motivos de disputa deste milênio, marcados pela escassez de água doce. nos mares, pesca predatória e poluição comprometem o desenvolvimento sustentável.
O Brasil possui entre 12% e 17% das reservas de água doce do mundo, segundo as Nações Unidas, e uma faixa costeira de 8.500 quilômetros, em diferentes ecossistemas e ampla variedade de espécies. Porém, embora seja um dos países mais privilegiados no que diz respeito à água, não tem adequadas de gestão.
A água é um dos recursos naturais mais fundamentais para a sobrevivência do ser humano.Observa-se que 97% da água está destinada aos oceanos e apenas 1 %, rios, lagos e etc. O que ocasiona grande parte dos problemas pois necessitamos de água doce e no entanto possuímos em maior quantidade água salgada. Este é o ponto onde se encaixa a questão da preservação.
O desperdício de água cresce a cada dia, o que poderá provocar futuramente um déficit em sua quantidade. Acarretando uma serie de problemas. Onde estes irão afetar não só aos homens, mas principalmente ao meio ambiente. Economizar água torna-se um fator benéfico e essencial á vida. O que nos torna responsável pelo controle do espaço aquático. A melhor solução para a manutenção de nossa existência é a pratica da preservação dos recursos hídricos.
A distribuição dos recursos hídricos brasileiros é desigual. A pouco habitada Amazônia concentra a maior parte da água doce. E os rios sofrem ainda com a poluição e o desmatamento das florestas que abrigam suas nascentes. O mar do Brasil também precisa de mais atenção. Há grandes áreas poluídas.
Três bacias - Amazônica, São Francisco e Paraná - concentram mais de 80% da disponibilidade hídrica do país. Elas cobrem cerca de 72% do território brasileiro, sendo que a Amazônia se estende por 57% da superfície do país. Além de serem fonte importante de alimentos e para o comércio, os rios são a base da matriz energética brasileira. Aproximadamente 90% da eletricidade provêm deles, de acordo com dados da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do meio Ambiente (SRHU).
A água doce é, portanto, uma fonte de riqueza para o país, já que se trata de uma commodity preciosa e cada vez mais escassa em todo o mundo.
Sendo assim, tratar desta temática com os alunos é oportunizar a apropriação do saber e da preservação do meio em que vivem. E permitir que os objetivos abaixo expostos sejam alcançados.


OBJETIVOS:


  • Identificar os processos de captação, distribuição e armazenamento de água;
  • Reconhecer as diferentes etapas e processos do ciclo da água na natureza;
  • Reconhecer sua importância como recurso natural indispensável à vida no planeta;
  • Compreender a importância dos modos adequados de destinação das águas servidas para a promoção e manutenção da saúde;
  • Organizar e registrar as informações por intermédio de desenhos e textos;
  • Formular junto com os professores e apoio da direção escolar uma feira de conscientização sobre o consumo e importância da água.


AÇÕES:


Aula 1 e 2:


Atividade 1:

- Para iniciar é fundamental que os alunos compreendam a origem e a distribuição da água. Para tal a professor irá organizar a turma em duplas onde fará diversas perguntas que deverão ser respondidas em uma folha de papel, gerando neles possíveis indagações sem respostas imediatas.
  1. Qual a origem da água?
  2. De onde vem e para onde vai a água?
  3. A água recebe algum tipo de tratamento? Se sim quais?
  4. Quem é a empresa responsável pela distribuição da água?

Após respondidas as perguntas cada dupla irá apresentar suas respostas para o restante da turma.

- Depois o professor entregará a todos a matéria do National Geografic retirada do link abaixo:

http://viajeaqui.abril.com.br/national-geographic/edicao-121/busca-agua-propria-542206.shtml

Depois em dupla os alunos deverão registrar as seguintes observações:
  1. O que entenderam do texto.
  2. O que sabem sobre a distribuição da água.

busca-agua-quenia.jpg
Mulheres gabras do norte do Quênia gastam até cinco horas diárias carregando pesados galões cheios de água barrenta. Uma seca duradoura levou essa já árida região a uma crise de abastecimento.


- Para finalizar o professor irá apresentar para a turma através do livro didático da turma o texto da origem da água, seu tratamento e distribuição, onde segue a seguir apenas uma parte (Onde está a água):

Onde está à água e em que formas existem?

O bloco da esquerda mostra que cerca de 97% de toda a água existente está nos oceanos.
O bloco do meio representa os restantes 3%. Dessa porção 77% está retida nos glaciares e icebergs e 22% constituem a água subterrânea.
A distribuição do restante 1% está representada no bloco da direita. Dessa porção 61% correspondem a lagos, 39% distribui-se pela atmosfera e solos e <0,4% aos rios.
external image distribuicao-da-agua-na-terra.jpg


Atividade 2:

Aula no laboratório de ciências: Acompanhando a evaporação da água.


O que acontece às poças de água?

Material
  • 3 garrafas de refrigerantes de plástico com marcadores
  • 1 Tampa
  • água


A água evapora




img28.gif


Consegue imaginar uma experiência para perceber o que se passa?
Fazendo a experiência:
Use a garrafa com medida e deita igual quantidade de água em todas as vasilhas.
Coloque uma garrafa no laboratório tampada, outra sem tampa e outra ao ar livre com a mesma quantidade de água.

- Para casa: Farão pesquisa sobre o assunto acima estudado para montar cartazes, pôsteres ou trabalhos de pinturas para a feira de ciência.



Aula 3 e 4:

Atividade 1:

A turma iniciará esta aula assistindo a um vídeo do youtube bem divertido que demonstra desde a formação da água até a importância do consumo:

http://www.youtube.com/watch?v=yzLyJxXAyH4&feature=BF&list=PL19413B231207B150&index=28

Como ele mostra aspectos do ciclo da água na natureza e sua presença na superfície terrestre (rios, lagos e mares) e na atmosfera, seu consumo pode-se aproveitar para conversar sobre isso com os estudantes. Estimule-os a falar sobre aspectos climáticos que já tenham observado, como os períodos de maior ou menor precipitação, que denotam padrões sobre a presença da água. Assinale que a Terra é o único planeta do Sistema Solar que tem a água nos três estados (sólido, líquido e gasoso). Ao final da aula, eles podem fazer representações em desenhos, textos ou colagem de figuras sobre os caminhos da água, sem a preocupação com a precisão sobre termos e processos neste momento. Para tal o professor também apresentará o material:

Ciclo da Água

A água, na natureza, está sempre mudando de estado físico. Sob a ação do calor do Sol, a água da superfície terrestre se evapora e se transforma em vapor d'água. Este vapor sobe para a atmosfera e vai se acumulando. Quando encontra camadas frias, se condensa, formando gotinhas de água que juntam-se a outras gotinhas e formam as nuvens.
As nuvens formadas, quando ficam muito pesadas por causa da quantidade de água nelas contida, voltam à superfície terrestre em forma de chuva. Uma parte da água das chuvas penetra no solo e forma lençóis de água subterrâneos. Outra parte corre para os rios, mares, lagos, oceanos etc. Com o calor do Sol, a água volta a evaporar.
Água na Vida
Água na Vida

Água na Vida
Água na Vida



Atividade2:



Na aula montarão uma maquete sobre o ciclo da água, com objetivo de expor na feira.



Aula 5 e 6 :

A turma deverá ser dividida em grupos e o professor entregará a charge abaixo para todos. Também junto uma folha de papel onde deverão registrar as seguintes observações:
  1. O que está acontecendo?
  2. Você já viu uma cena "parecida" com essa em sua casa? Ou em sua vizinhança?
  3. Qual a opinião do grupo sobre o assunto?
Doação_de_água_416_pix.jpg
http://chargedodiemer.blogspot.com/2009/04/doando-agua.html

Na aula : Organizados em pequenos grupos, o pessoal pode elaborar folhetos com dicas para economizar água. Nas residências, é preciso atenção especial com o uso da água no banheiro (não tomar banhos demorados, fechar a torneira ao escovar os dentes ou fazer a barba, consertar vazamentos etc.), na cozinha (manter torneiras fechadas ao ensaboar a louça), evitar o uso de mangueiras em jardins e na lavagem de carros – o gasto de água é muito maior do que com o uso de balde. O controle do consumo residencial pode ser acompanhado pela leitura da conta mensal. Os mesmos procedimentos valem para os ambientes de trabalho. Chame a atenção dos estudantes para as responsabilidades do poder público, encarregado de consertar ou instalar redes de abastecimento e coleta de água e tratamento de esgotos, fazer reparos em vazamentos ou realizar a limpeza de espaços públicos. Os alunos podem desenhar ou colar figuras e desenhos para ilustrar o folheto, que pode ser distribuído a outras turmas da escola e à comunidade.

Atividade2:

Visita ao laboratório para observar o que aconteceu e comparar a quantidade de água dos três frascos.

Qual é o frasco com mais água: o que está ao sol ou o que está à sombra? Qual dos frascos tem menos água o que tem tampa ou o outro? Como consegues comparar a quantidade de água nos frascos?

A água desapareceu porque se transformou num gás (vapor de água) muito leve, que sobe no ar: dizemos que a água se evaporou. O mesmo acontece à água dos lagos e mares. Esta água evaporada é que forma as nuvens!




Aula 7 e 8:

Atividade 1:

Aula no laboratório de ciências: Por que chove?



Por que chove?
Material
  • taça transparente
  • copo
  • prato de alumínio
  • gelo
  • lanterna
Uma pequena nuvem
Quando chove, de onde vem a água que cai? Das nuvens, claro, só chove quando há nuvens! Mas então o que são as nuvens e como se formam?
Quando está calor e o vento sopra, a água dos lagos e dos mares evapora-se, tal como acontece à água das poças de chuva. A água transforma-se num gás leve que sobe no ar, o vapor de água. A atmosfera está mais fria do que a superfície da Terra. Assim, ao subir o vapor de água vai arrefecendo e formam-se gotas muito pequeninas de água. São estas gotinhas que formam as nuvens. À medida que arrefecem, as gotinhas de água vão ficando cada vez maiores. Se ficarem demasiado grandes caem. Começa a chover!

Vamos fazer uma pequena nuvem dentro de um frasco! Pede a um adulto para deitar água quente dentro de uma taça transparente. Põe dentro um copo de vidro, vazio, com a boca para cima. O copo vai servir de medidor de chuva. Cobre a taça com um prato de alumínio
begin{figure}begin{center}mbox{epsfig {file=chuva.eps,width=12cm}}end{center}end{figure}
begin{figure}begin{center}mbox{epsfig {file=chuva.eps,width=12cm}}end{center}end{figure}

e coloca pedaços de gelo em cima do prato. O prato com o gelo representa a atmosfera fria, e a água quente a água dos mares aquecida pelo Sol.

Observa o que acontece. Criaste alguma nuvem? Conseguiste fazer um pouquinho de chuva? O teu medidor de chuva indica que choveu?

Se quiseres ver melhor a nuvem depois de deitares a água quente na taça, fecha as janelas e as luzes de tua sala, e faz incidir a luz de uma lanterna na taça. Consegues ver uma ``pequena nuvem''?

Parte da água quente transformou-se em vapor de água, um gás leve que sobe. Quando o gás chega ao prato com gelo, arrefece e volta a transformar-se em água, em pequeninas gotas de água. As gotas vão aumentando até cariem!


Atividade 2:

O professor mostrará o vídeo feito por alunos no youtube:

http://www.youtube.com/watch?v=4JVQ-5-DNZc&feature=related

Depois pedirá aos alunos para na sala de informática procurar e selecionar vídeos que serão apresentados através do data show, no dia da feira em uma das salas de aula.

Após as escolhas todos da turma assistem e validam as escolhas.

PROCEDIMENTOS:


Aula 1 e 2 :
  • Perguntas para as duplas;
  • Análise de imagem;
  • Leitura;
  • Laboratório de Ciências;
  • Confecção de cartazes, folders e pinturas.


Aula 3 e 4 :
  • Análise de vídeo
  • Leitura;
  • Confecção de maquete.

Aula 5 e 6 :
  • Perguntas ;
  • Análise de imagem;
  • Laboratório de Ciências;
  • Confecção de panfletos.

Aula 7 e 8 :
  • Laboratório de Ciências;
  • Vídeo;
  • Trabalho de pesquisa
  • Montagem da apresentação de vídeo.

TEMPO DE DURAÇÃO:


8 aulas, pois cada conteúdo deverá ser trabalhado a cada dois dias.

AVALIAÇÃO:

A avaliação levará em conta os objetivos definidos inicialmente. Como a sequência didática é um conjunto articulado de aulas e atividades, será registrada a participação dos estudantes nas diferentes etapas e nos trabalhos individuais e coletivos; e examinaremos a produção de textos, painéis, desenhos e outros trabalhos realizados por eles. Se necessário, serão promovidos debates ou atividades individuais para examinar o que os estudantes aprenderam neste percurso.